OS NÚMEROS DO DIABETES

Diabetes é uma doença crônica que afeta mais de 16 milhões de Brasileiros.

O numero de pessoas com diabetes em 2017 era de 58 milhões de pessoas e a previsão é de um aumento de 48% no numero de doentes até o ano de 2045, quando alcançaremos a marca de 629 milhões de diabéticos em todo o mundo. Os países com maior numero de diabéticos são China, Índia, Estados Unidos e o Brasil em quarto colocado. Outro item preocupante são os baixo investimentos realizados no tratamento e prevenção da doença em nosso país.

A doença surge quando o pâncreas já não é capaz de produzir insulina, ou quando o corpo não consegue fazer bom uso da insulina que produz. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que age como uma chave para que a glicose dos alimentos que comemos seja transportada da corrente sanguínea para dentro das células do corpo para produzir energia. Não ser capaz de produzir insulina ou não utilizá-la efetivamente eleva os níveis de glicose no sangue. Os altos níveis de glicose, também chamado de hiperglicemia, a longo prazo estão associados com danos ao corpo e mal funcionamento de vários órgãos e tecidos.

Os gráficos e mapas da Federação Internacional do Diabetes (IDF) abaixo descrevem o numero de pessoas com diabetes em 2017, a previsão para 2045 e os custos com a doença em dólares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Cadastre seu e-mail para receber noticias e novidades.